Pedra Ametista

 

Linda pedra preciosa de cor violeta podendo variar do lilás a um roxo vivo e intenso.

Pertencendo a família das pedras de Quartzo tem a tonalidade de cor violeta e também podemos encontra-la no Brasil, Sri Lanka e leste de África.

 

Significado

De origem grega, o nome ametista vem de “amethystos”. Esta palavra é combinação da letra a, que expressa negação, com methystós, que significa intoxicado ou bêbado. Portanto, o significado desta combinação é “não intoxicado” ou “não bêbado”.

Na mitologia grega, há uma história que fortalece o significado deste nome. Segundo a lenda, a origem da pedra ametista ocorreu em um dia de fúria do deus Dionísio (o deus do vinho e da festa, conhecido como Baco na mitologia romana). Neste dia, ele decidiu que soltaria seus tigres sobre a primeira pessoa que passasse por ele. Por azar, uma mortal chamada Ametista cruzou o caminho de Dionísio, enquanto se dirigia ao templo da deusa Ártemis. Ao se deparar com os tigres preparados para a atacar, Ametista suplicou pelo auxílio da deusa. Para livrar Ametista de uma morte cruel, Ártemis a transformou em um cristal branco.

Diante do milagre realizado pela deusa, Dionísio, reconheceu seu erro e derramou uma taça de vinho sobre o cristal em prova do seu arrependimento. Assim, o cristal que era branco recebeu uma linda tonalidade violeta.

 

BENEFÍCIOS PARA O CORPO FÍSICO

 

Acredita-se que seja a pedra essencial para o crescimento espiritual. Ela ajuda a elevar e atingir os níveis mais profundos de concentração, facilitando a meditação.  Essa pedra é conhecida pelo seu poder de transmutar energias negativas em positivas, protegendo a nossa mente e o nosso coração das energias negativas e más influências, também estimulando a memória e a motivação.

Por estar amplamente conectada com a mente, é a pedra ideal para o controle do temperamento, pois acalma o nosso sistema nervoso.

Reforça a produção hormonal e fortalece os órgãos responsáveis pela limpeza do nosso sangue, favorecendo nosso sistema circulatório e imunológico.

Acelera nosso metabolismo, sendo frequentemente indicada para a perda de peso e luta contra a obesidade.

Ajuda a evitar a insônia e os sonos agitados ao acalmar nossa mente

É útil para quem precisa descarregar raiva, medo ou ansiedade.

Ajuda a regular a flora intestinal

Traz estabilidade de pensamento, força, revigoração e paz, sendo indicada para quem sofre de depressão.

Muito boa para quem sofre de problemas de ansiedade, insonias ou problemas emocionais.